segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os primeiros núcleos urbanos construídos fora do território continental - o exemplo das cidades das Ilhas Atlânticas

          A expansão marítima portuguesa começou no século XV, quando os arquipélagos da Madeira e dos Açores foram descobertos e ocupados. Com a colonização desses arquipélagos, esses se transformaram em áreas pioneiras de experimentação e depois de modelo de referência.
         Tendo como exemplo essas cidades das lhas Atlânticas, é possível perceber que os portugueses tinham a capacidade de compreender e articular as suas cidades com o território. Com um modelo de cidade como base, que eram as cidades construídas no continente, os colonos adaptavam intuitivamente esse modelo às características de cada lugar.
          Essas cidades insulares apresentavam características semelhantes no que se dizia a sua localização junto à costa, na escolha do sítio para a implantação do núcleo original e no traçado das ruas. De modo geral, os núcleos urbanos primitivos eram implantados em baías abrigadas e com boa capacidade de defesa.

Semelhança das características morfológicas das cidades insulares

O Duque D. Manuel foi de papel importantíssimo na história de Funchal, no arquipélago da Madeira. Foi ele  quem modernizou a então vila, mandando construir a igreja e um novo setor da malha urbana, composto por um conjunto de quarteirões organizados segundo uma estrutura ortogonal regular.
Sendo assim, pode-se afirmar que essas mudanças podem ser consideradas uma inovação na prática urbanística portuguesa porque resultou de uma estratégia de desenvolvimento e de modernização urbana.


Foi nessas cidades dos arquipélagos da Madeira e dos Açores que se fez a síntese entre a prática do planejamento medieval e os princípios teóricos emergentes do urbanismo renascentista.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário