segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os espaços públicos urbanos


Para o urbanista os espaços públicos urbanos são espaços exteriores, livres e abertos, com zonas públicas, movimento e atividades.

O autor do livro Espace Urbain – vacabulaire et morphologie diz que o espaço público e espaço público livre são diferentes e essa diferença consistem em que o “espaço público” corresponde ao seu espaço livre e ao cenário arquitetônico que o envolve, ou seja, ao conjunto dos seus elementos construídos e não construídos, o “espaço público livre” tem apenas em atenção os arranjos da via pública e a iluminação.




Central Park, Nova York

Segundo Jan Gehl e Lars Gemzøe, “a via pública que proporcionava acesso e conectava os vários usos da cidade”. Assim, os espaços públicos são lugares de encontro, de comércio 
e de circulação, que oferecem e asseguram uma multiplicidade de usos.

Para Camillo Sitte, hoje, os espaços públicos constituem importantes lugares de lazer, de passeio, de descanso, de cultura, de práticas desportivas ou, ainda, áreas de preservação ambiental. 





Sitte alerta ainda para a questão do trânsito nas ruas, considerando que é um fator de opressão do espaço, e como tal deverá ser transferido “para um lugar onde ele não incomode, mas que seja útil”. Assim como a importância do verde e da água na cidade, defendendo que a sua introdução no meio urbano não só tem benefícios para a saúde, como também para o “êxtase do espírito” que encontra repouso nestes espaços naturais espalhados pela cidade.



Segundo Camillo Sitte, a permanência de “velhas e solitárias árvores” ou de pequenos grupos de árvores na cidade, formamagradáveis recantos com sombra que convidam ao descanso.

Estes espaços da cidade, sobretudo as praças e os jardins, devem ser repousantes e oferecer proteção não só do sol e dos diferentes elementos climáticos (vento e precipitação), mas também do tumulto e dos ruídos das ruas. 



Os espaços públicos devem ainda ter um papel unificador na cidade, ligando o “antigo” ao “novo” de forma a que não ocorram processos de segregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário